Compal Air - Fase Escola

Torneio de Jogos Pré-Desportivos

No passado dia 18 de Dezembro, teve lugar na nossa escola, uma muito participada, jornada de Jogos Pré -desportivos do 5º Ano, em que participaram todas as turmas, algumas com duas equipas.
A actividade desenrolou-se no novo campo de relva sintética da escola.
O comportamento, a atitude e empenhamento dos nossos alunos foi exemplar. Foi uma participação enriquecedora pois, foi possível a todas as turmas experimentarem as sensações de empolgamento saudável e disciplinado da competição desportiva.
Alguns Encarregados de Educação estiveram presentes e acompanharam interessadamente a actividade.
Sagraram-se vencedoras as equipas 5ºD(b)1º lugar, 5ºA(Diex) 2º lugar e 5ºC (Skorpions) 3º lugar.O Grupo de Educação Física agradece a todos os alunos do 9º ano que colaboraram nesta actividade.

Corta Mato da Escola

Realizou-se no dia 17 de Dezembro, no espaço interior da escola, a Fase Escola do já tradicional Corta-Mato. Foi a primeira grande manhã desportiva do ano lectivo!
O Corta-Mato de Escola é uma actividade desportiva que integra o Plano Anual de Actividades, com objectivos pedagógicos e formativos, sendo dinamizada pelo Grupo de Educação Física da Escola EB 2,3 dos Pombais.

Decorreu numa manhã bastante fria, mas os alunos não se deixaram afectar por detalhes dessa natureza.
Esta actividade teve como objectivos:
- Proporcionar uma actividade diferente das aulas curriculares de Educação Física;
- Estabelecer uma relação mais próxima entre professores/alunos realizando uma actividade diferente;
- Desenvolver o gosto pela prática de actividade física.
A fase do Corta-Mato Escolar visa, também, a confrontação dos alunos em competição de forma a possibilitar a selecção e recrutamento da equipa que irá representar o nosso Agrupamento de Escolas no Corta-mato da EAE O «pontapé de saída» foi dado pelas alunas do escalão Infantil A .
Antes da manhã chegar ao fim já todos os alunos inscritos tinham corrido.
Após o término da prova, os participantes receberam um pequeno lanche, por cortesia das empresas que para ele contribuíram.
Os seis primeiros classificados em cada escalão e género ficaram apurados para o Corta-Mato da EAE Zona Oriental.
Já se sabe que nestas coisas o importante é participar, mas é sempre bom destacar os melhores desempenhos, pelo que não podia faltar a habitual distribuição de medalhas, oferecidas pelo Município de Odivelas .

Nas provas dos vários escalões femininos, a vitória sorriu às alunas: Tatiana Santos, 1º; Liliana Ribeiro, 2º e Tatiana Jesus, 3º lugar; nos Infantis A. Nos Infantis B Jessica Neves,1º; Jessica Barreira 2º e Maia João Nunes 3º lugar. Nos Iniciados: Gildânia Gonçalves, 1º; Irina Taborda, 2º; e Sebastiana Mendes, 3º lugar. Nos Juvenis : Marta Barão, 1º; Eliana Santos 2º; e Iara Santos 3º lugar. Nos Juniores Andreia Santos 1º lugar.

Nas competições destinadas aos atletas masculinos, sagraram-se vencedores os alunos, Miguel Lopes, 1º; Manuel Napoleão 2º; e Pedro Silva 3ºlugar nos Infantis A. Nos Infantis B: André Benedy 1º; Francisco Silva, 2º; e Rafael Souza, 3º lugar. Nos Iniciados: Paulo Leonardo, 1º ; José Coutinho; 2º e Gonçalo Constantino 3º lugar.
Nos Juvenis: Abel Tavares, 1º; Miguel, 2º; e Ricardo Baião, 3º lugar. Por último, nos Juniores: Bruno Costa, 1º; Jadiel, 2º; e Ricardo Gadelha, 3º lugar.
Aos alunos queremos congratulá-los pelo seu desempenho e participação, pois eram mais de 250 alunos inscritos, que fizeram deste dia um momento de são convívio e alegria.
Aos Stuarts que colaboraram na organização, um bem hajam, pois sem eles seria impossível a sua realização.

Finalmente, o Grupo de Educação Física agradece também o apoio dos funcionários da nossa escola, tal como às entidades e empresas que simpaticamente patrocinaram e colaboraram neste evento tradicional na nossa escola, e a todos os alunos.
Como forma de celebrar o bom desempenho de todos os intervenientes, a D. Teresa presenteou os Professores de Educação Física com uma Excelente Feijoada!!!

Quadro Competitivo de Futsal

No dia 6 de Dezembro, teve início o Quadro Competitivo de Futsal do Desporto Escolar.
Nesta data, o Grupo-Equipa da nossa escola, (iniciados masculinos), orientado pelo professor Sérgio Galvão, recebeu as escolas EB 2,3 Maria Veleda e EB 2,3 Luís Sttau Monteiro.
Apesar da manhã se apresentar chuvosa, os jogos desenrolaram-se de uma forma bastante correcta e dinâmica, tendo a nossa escola vencido um jogo e empatado outro.
Os jogos disputaram-se com bastante fairplay. Por isso, estão de parabéns todos os intervenientes.

Plano Anual de Actividades de Educação Física / Desporto Escolar

1º Período
2º Período
3º Período


Actividades do Desporto Escolar

O Projecto do Desporto Escolar envolve Actividades Internas e Externas.
Actividades Internas são organizadas e dinamizadas pelo grupo de Educação Física, incluindo competições internas, campeonatos inter-turmas, dias da modalidade, acções de formação de árbitros.
As externas são organizadas pela Equipa de Apoio às Escolas/Ministério da Educação/DGIC, participando as escolas com os seus grupos/equipas.

Actividade Externas:


Participação:

As actividades do Desporto Escolar são de participação voluntária onde todos os alunos têm direito de participar

1. Todos os alunos, incluindo os federados, poderão participar nas diferentes actividades do Desporto Escolar, desde que inscritos no grupo de formação, grupo/equipa de competição e desde que participem regularmente e assiduamente nas actividades ao longo do ano lectivo.

2. Os alunos que se queiram inscrever têm de apresentar, por escrito, no Núcleo de Desporto Escolar, uma autorização do Encarregado de Educação.

Desporto Escolar 2008/2009

Tal como se apresenta estabelecida na Lei de Bases do Sistema Educativo, o Desporto Escolar é uma actividade de Complemento Curricular, de participação voluntária, baseada no Projecto Nacional de promoção do Desporto no meio Escolar fazendo parte integrante do Projecto Educativo e do Plano de Actividades da Escola do Agrupamento de Escolas D. Dinis e alicerçada nos interesses da comunidade educativa em que está inserida.

Deste modo, o Desporto Escolar não deve ser encarado como algo distante e à margem das aulas de Educação Física. Pelo contrário, deverá ser encarado, como o próprio nome indica, complementar à formação do jovem praticante, numa perspectiva multilateral.

É um projecto que visa não só o desenvolvimento da disciplina de Educação Física, transmitindo aos alunos o gosto da prática de Actividade Física e a necessidade de serem pessoas activas na sociedade, como também é um projecto educativo que requer recursos e meios indispensáveis para atingir os objectivos propostos pois, não se trata de uma actividade meramente recreativa ou de ocupação dos tempos livres.

Com o Desporto Escolar pretende-se também desenvolver outras metas, tais como: o sentido cívico e social dos alunos (através dos treinos e das competições); o espírito de equipa e de “fair-play”; o combate ao tabagismo, álcool e consumo de drogas; criar momentos de lazer e recreação contactando com outras comunidades escolares; entre outros. Pretende igualmente que haja uma ruptura da rotina diária escolar dos alunos praticando uma actividade que lhes dê alegria, prazer e satisfação.

Em suma, podemos afirmar que o Desporto Escolar constitui uma excelente oportunidade para que os alunos possam aceder aos valores educativos do Desporto devido às suas características de prática facultativa, vocacional e opcional. Em todas as suas actividades deverão estar presentes a formação, organização, recreação e a competição, em que esta última surge como um meio e não como um objectivo.

Os objectivos do Clube de Desporto Escolar são os seguintes:

- Implementar nesta vertente, o Projecto Educativo da Escola e o Plano Anual de Actividades do - Agrupamento, em harmonia com o trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Física;-
- Organizar um conjunto de actividades que respondam às motivações da maioria dos alunos;
- Alargar o campo de aquisição de competências específicas de Educação Física;
- Promover a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais;
- Prevenir e combater a exclusão (escolar e social);
- Proporcionar aos alunos, através da actividade externa, o intercâmbio desportivo com outras escolas;
- Promover atitudes cívicas, valores de solidariedade, responsabilidade, espírito de inter-ajuda e de equipa;
- Proporcionar aos alunos vivências de realização que desenvolvam o espírito de corpo.

As modalidades implementadas este ano:

- Ginástica Artística;
- Futsal iniciados masculinos;
- Corfebol