Deste modo, o Desporto Escolar não deve ser encarado como algo distante e à margem das aulas de Educação Física. Pelo contrário, deverá ser encarado, como o próprio nome indica, complementar à formação do jovem praticante, numa perspectiva multilateral.
É um projecto que visa não só o desenvolvimento da disciplina de Educação Física, transmitindo aos alunos o gosto da prática de Actividade Física e a necessidade de serem pessoas activas na sociedade, como também é um projecto educativo que requer recursos e meios indispensáveis para atingir os objectivos propostos pois, não se trata de uma actividade meramente recreativa ou de ocupação dos tempos livres.
Com o Desporto Escolar pretende-se também desenvolver outras metas, tais como: o sentido cívico e social dos alunos (através dos treinos e das competições); o espírito de equipa e de “fair-play”; o combate ao tabagismo, álcool e consumo de drogas; criar momentos de lazer e recreação contactando com outras comunidades escolares; entre outros. Pretende igualmente que haja uma ruptura da rotina diária escolar dos alunos praticando uma actividade que lhes dê alegria, prazer e satisfação.
Em suma, podemos afirmar que o Desporto Escolar constitui uma excelente oportunidade para que os alunos possam aceder aos valores educativos do Desporto devido às suas características de prática facultativa, vocacional e opcional. Em todas as suas actividades deverão estar presentes a formação, organização, recreação e a competição, em que esta última surge como um meio e não como um objectivo.
Os objectivos do Clube de Desporto Escolar são os seguintes:
- Implementar nesta vertente, o Projecto Educativo da Escola e o Plano Anual de Actividades do - Agrupamento, em harmonia com o trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Física;-
- Organizar um conjunto de actividades que respondam às motivações da maioria dos alunos;
- Alargar o campo de aquisição de competências específicas de Educação Física;
- Promover a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais;
- Prevenir e combater a exclusão (escolar e social);
- Proporcionar aos alunos, através da actividade externa, o intercâmbio desportivo com outras escolas;
- Promover atitudes cívicas, valores de solidariedade, responsabilidade, espírito de inter-ajuda e de equipa;
- Proporcionar aos alunos vivências de realização que desenvolvam o espírito de corpo.
As modalidades implementadas este ano:
- Ginástica Artística;
- Futsal iniciados masculinos;
- Corfebol
Sem comentários:
Enviar um comentário